quarta-feira, 27 de julho de 2011
Neopaganismo
, por vezes referido simplesmente como paganismo, é um termo utilizado para identificar uma grande variedade de movimentos religiosos modernos, particularmente aqueles influenciados pelas crenças pagãs pré-cristãs da Europa. Os movimentos religiosos neo-pagãos são extremamente diversificados, com uma vasta gama de crenças, incluindo o politeísmo, oanimismo, o panteísmo e outros paradigmas. Muitos neopagãos praticam umaespiritualidade que é completamente moderna em sua origem, enquanto outros tentam reconstruir precisamente ou reviver, religiões étnicas como os encontrados em fontes históricas e folclóricas.
A maior parte das religiões neopagãs são tentativas de reconstrução, ressurgimento ou - mais comumente - adaptação de antigas religiões pagãs, principalmente as da antigüidade pré-cristã européia, mas não restritas a estas, sem perder de vista as experiências e as necessidades apresentadas pelo mundo contemporâneo. Alguns neopagãos enfatizam sua conexão com formas antigas do paganismo, em uma forma de continuidade histórica marginal (à margem da religião que se auto-afirmava como única verdade no Ocidente, a cristã).
O neopaganismo está principalmente presente nos países desenvolvidos, encontrados em especialmente nos Estados Unidos e Reino Unido, mas também na Europa continental (Europa de língua alemã, na Escandinávia, Europa eslava,Europa latina e noutros países europeus) e no Canadá. A maior religião neopagã é aWicca, apesar de existiram outros grupos neopagãos de porte significativo, como oneodruidismo, o neopaganismo germânico e o neopaganismo eslavo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Esse tipo de assunto sempre me faz lembrar de Indiana Jones, Robert Langdon ou um velho livro de história mesmo.
ResponderExcluirAcho fascinante ler esse tipo de coisa.
Sucesso!
ó/